terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DC TALK


DC TALK

Inicialmente a banda se chamava "DC Talk and The One Way Crew" contando como membros Toby McKeehan e Michael Tait. Pouco tempo depois Kevin Max entra para o grupo e eles assinam com a Forefront Records lançando em pouco tempo um cd auto intitulado [1989] já com o nome de "dc Talk". Em 1990 lançaram o segundo cd chamado "Nu Thang". Foi quando o grupo começou a se entrosar melhor com a mídia e depois, acabou lançando seu primeiro vídeo "Rap, Rock & Soul" alcançando assim uma maior audiência. O terceiro cd "Free At Last" [1992] se tornou o ápice da carreira dos garotos! O trabalho ganhou disco de platina em pouco tempo e liderou a divisão cristã da Billboard por 34 semanas consecutivas! Tanto sucesso se deu pelo fato do grupo "criar" em suas músicas um sincretismo de estilos, variando entre o hip-hop e o pop, passeando pelo rock e suas vertentes. Continuando nessa onda, em 1995 a banda lança seu cd "Jesus Freak" ganhando disco de platina novamente. Em 96 eles assinaram um contrato com a Virgin Records para distribuição do disco no mercado secular enquanto a Forefront tomava conta da distribuição no meio cristão.

História e Discografia

Os três integrantes do dc Talk se conheceram numa universidade evangélica, chamada Liberty University, na metade da década de 80. Eles foram colegas de dormitório e depois passaram a dividir um apartamento. Embora, esta universidade fique na Virgínia, Toby e Michael são de Washington-DC e Kevin é de Michigan. Hoje, como a maioria dos artistas gospel americanos, eles moram em Nashville-Tenessee, capital mundial do country. Desde o começo o dc Talk permanece gravando pela ForeFront. Seus álbuns em estúdio são: DC Talk (1989), Nu thang (1990), Free at last (1992), Jesus freak (1995) e Supernatural (1998). Eles ainda têm dois CDs single: Free at last remixed and extended (1994) e Jesus freak - the single (1996) e um CD ao vivo Welcome to the freakshow (1997), além de participação em projetos especiais com outros artistas. Não conheço os dois primeiros CDs, nem os singles, eles não são facilmente encontrados no Brasil. No início, eles eram mais influenciados pelo hip-hop, estilo que eu não gosto muito. Seu primeiro grande trabalho foi Free at last, pelo qual eles receberam um disco de platina (que nos EUA eqüivale a 1 milhão de cópias). O CD mescla rap, black music e funk, com alguma influência de dance, devo dizer que não é meu preferido. Jesus freak colocou a banda como uma das mais populares nos EUA. Foi um grande recordista de vendas, comparando-se às grandes bandas de rock secular, ganhando diversos prêmios como Grammies (o Oscar do disco) e Doves (o maior prêmio para artistas evangélicos nos EUA).
É um ótimo álbum. Embora ainda permaneça com algumas reminiscências de rap este trabalho muda radicalmente em relação ao passado. Há uma forte influência de funk, rock e pop. E os instrumentos de corda destacam-se mais. Welcome to the freakshow vale a pena ser ouvido. A performance dos artistas ao vivo é excelente, eles cantam muito e os músicos tocam prá valer. Tendo compilado algumas das suas melhores músicas, eles as colocaram num estilo mais agressivo do que os CDs de estúdio. Na minha opinião, o melhor CD deles é mesmo Supernatural. É incrível como esta banda consegue se superar e mudar de estilo a cada trabalho. Abandonando completamente sua herança rap, eles se entregam de vez ao pop-rock, com algum funk e blues. Os vocais se aperfeiçoaram ainda mais e as guitarras permanecem carnívoras. As letras também são boas e os clips são feras, tendo sido exibidos pela MTV americana. E há ainda o livro Jesus freaks (1999), sobre cristãos perseguidos pelo mundo em diversas épocas.

Projetos solos:

Os integrantes do dc Talk desenvolvem diversos trabalhos paralelos à banda. Toby é sócio em duas gravadoras uma, chamada Gotee Records, trabalha com artistas voltados para a música jovem; a outra, chamada 40 Records, trabalha com louvor e adoração. Ele ainda foi co-fundador de uma ONG chamada E.R.A.C.E., que combate o ódio racial nos EUA. Michael tem produzido e escrito músicas para outros artistas gospel, além de fazer backvocal para cantores amigos dele. Também foi o vocalista solo de uma banda chamada Curious George e, agora, está envolvido com outra banda, chamada Tait.. Kevin escreve poemas. Além dos poemas dele, que você pode conferir nos recentes CDs do dc Talk, ele já lançou um livro: At the foot of the heaven e agora está lançando outro: The London cowboy chronicles. Juntamente com o livro ele vai lançar seu disco solo The London cowboy. Apesar de terem declarado um período de dois anos de folga, durante o qual os três têm se envolvido em projetos solos, os integrantes do dc Talk garantem que a banda não se separou.



0 comentários: